História da COOHGIL

 

Em 1975 foi fundada uma imobiliária chamada GIL IMOVEIS (que existe ate hoje), Pelo Sr. José Gil, fundada na cidade de Belford Roxo e posteriormente ampliada para varias cidades da Baixada fluminense.

Como o desejo de crescer mais e implantar uma forma de vender mais com segurança e sem a burocracia da CAIXA ECONOMICA FEDERAL, tento em vista que atuar em cidades com baixo teor econômico e com grande parte da população sem as devidas condições econômicas favoráveis para aquisição de um imóvel financiado, não era uma coisa muito boa para os negócios da imobiliária.

 

Mas com a regulamentação do novo Código Civil (Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002) de cooperativas habitacionais a GIL IMÓVEIS viu uma oportunidade de ganhar com venda de casa para pessoas que antes não teriam condições para o fazer.

 

Então foi criada a COOHGIL COOPERATIVA HABITACIONAL GRUPO DE IMOVEIS LIVRES que até deu certo por um tempo, algumas casas realmente foram entregues (são das pessoas que eles postam as fotos nos murais e anúncios) mas com o passar do tempo os diretores (donos) perceberam que os lucros não correspondiam com as expectativas, e devolver o dinheiro das pessoas que já pagavam não seria viável (o dinheiro já foi gasto) passaram a fazer de tudo para impedir que os contemplados recebessem os imóveis. Com muita burocracia, demora no fechamento da compra de novas casas (porque quem esta vendendo não vai esperar toda vida pela COOHGIL, se aparece alguém com dinheiro vivo a casa e vendida) e literalmente enrolando os cooperados sobre o que esta sendo feito para que o cooperado tenha sua casa.

 

A situação foi muito agravada quando um dos membros da diretoria deu um desfalque (roubou todo o dinheiro em caixa) gigantesco na cooperativa e fugiu sem deixar pistas. Na época a cooperativa praticamente faliu, e como esse menbro da diretoria tinha algum parentesco com os donos da GIL IMÓVEIS aconteceu a divisão ente a empresa e a cooperativa sendo agora completamente independentes e sem relação entre elas. Por esse motivo que antes em cada lugar que tinha uma loja da GIL IMÓVEIS com a COOHGIL, e agora só a uma loja da COOHGIL no shopping de Duque de Caxias e a Central em São João de Meriti (Centro Adm, Rua: Santo Antonio, Nº 91, salas 105 e 107, São João de Meriti e a Loja em Duque de Caxias, Avenida Nilo Peçanha, 190 loja 21 - Shopping Caxias Center  - Centro).

 

Nesse momento o Edvaldo Luiz de França Filho (a pessoa que atende na central) assumiu como Presidente da cooperativa em 2008, completamente falida a cooperativa precisava juntar o dinheiro dos cooperados para compra casas e desde 2008 não registro de nenhuma pessoa que tenha recebido qualquer casa da cooperativa.

Mas o salário do sr. Edvaldo Luiz de França Filho (Presidente da COOHGIL), do Ronaldo Chaves Gáudio ( advogado da COOHGIL) e Neila de Oliveira Martins (Diretora Adm. Financeira da COOHGIL) não faltou e nem atrasou uma vez se quer.

 

 

 

A Historia que foi narrada aqui e fruto de uma pesquisa investigativa com os ex-funcionários e antigos cooperados da COOHGIL..